domingo, 16 de fevereiro de 2014

A LINGUAGEM DO UNIVERSO DOS VINHOS

POR WALMÁRIA CAIRES

Como outras matérias, o mundo do vinho tem um vocabulário e uma linguagem que lhe são peculiares. Com o convívio com pessoas que também apreciam este tema, será comum ouvir algumas palavras próprias desta área. Vamos apresentar algumas que são bastante usadas e que muitas vezes nos deixa em dúvidas:

Informações que constam nos rótulos:

Corte – Trata-se de um vinho elaborado com várias castas, várias uvas.

Varietal – Este nome no rótulo da garrafa, informa que o vinho foi elaborado com uma única variedade de uva ou que tenha uma porcentagem de 85% ou mais de uma determinada uva em sua composição.

No  universo maravilhoso e encantador do vinho, existem personagens bem conhecidos que são citados às vezes de forma incorreta. São eles o enólogo, o sommelier e o enófilo. Vamos identificar qual a função de cada um deles:

Enólogo – Este profissional é responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Em uma linguagem bem “familiar”ele é o pai da criança. Este especialista normalmente é formando em Agronomia com especialização na área, pois existem poucas faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado em Enolologia. Na especialização, os agrônomos, que já possuem um vasto conhecimento de cultivo, manejo de solo, adubação,microbiologia e  condições climáticas ideais para determinada cultura, estudam disciplinas específicas   como vinificação, marketing de vinhos e análise sensorial.

Somellier - tem o conhecimento sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. Este especialista trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor, sendo normalmente responsável por tudo que envolva as bebidas, desde compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. Este é o profissional capacitado para fazer harmonização dos vinhos.

E quem são os enófilos? Simples, somos todos nós que gostamos da bebida de Baco,  que frequentamos confrarias ou que somos curiosos por este assunto. Para ser enófilo não é preciso curso profissionalizante, basta gostar e apreciar um bom vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 18042024