domingo, 15 de dezembro de 2013

DEPOIS DA VITÓRIA, QUEREM A FAMA




Reality shows musicais rendem ídolos, mas vencedores ainda buscam manter o ritmo






REDAÇÃO KN


A segunda edição do "The Voice Brasil" (Globo) terá seu encerramento, ao vivo, no dia 26 de dezembro, quando serpa revelado o próximo ídolo musical brasileiro. Existem alguns que, depois da vitória, alem de cantar, querem ralar muito para não ser naufragado no mar do esquecimento.

Os reality-shows ganharam força no Brasil na década de 2000 como uma tentativa de resgate da época áurea da música na TV, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, com concursos e festivais que celebravam canções e artistas novos. 

O primeiro reality musical na Globo foi o "Fama". Estreou em 2002  de lá saíram artistas que, mesmo sem alcançar o primeiro lugar, conseguiram um lugar ao sol. uma das participantes, Roberta Sá, não se adequou ao estilo do "Fama Bis" em 2002 e foi eliminada na quarta semana. Hoje, ela é musa da geração mais recente da MPB, flerta com o samba e já tem quatro discos de estúdio gravados, tendo estabelecido duetos com Alejandro Sanz e Chico Buarque.


Houve os que vieram e venceram, mas que hoje ainda buscam os holofotes. Em 2008, Rafael Barreto, de Salvador, venceu o "Ídolos" da Record, deixando para trás o favoritismo de Maria Cristina. Como combinado, gravou um disco, "Pensando em Você", lançado pela Sony em um contrato de um ano. Não deu certo, e meses depois Barreto voltou ao obscuro grupo daqueles que batalham a vida na música.


Rafael chegou a gravar mais um álbum por conta própria em 2010, com distribuição apenas em Salvador. Nos últimos anos, deixou o pop romântico de lado para se inserir no universo da música sertaneja, e agora em seu novo single, "Patricinha". "No meio sertanejo, gravar disco e não conseguir divulgar da forma certa é ruim. O negócio é investir em uma música e trabalhá-la no mercado. Estou apostando".

o "The Voice" estreou na Globo uma década depois do "Fama", tentando deixar para trás o fantasma de que o vencedor tem como destino o ostracismo. Aproveitando o consumo de música pela internet, uma das medidas para auxiliar na divulgação dos artistas é a comercialização no iTunes das canções interpretadas no programa. Na sexta-feira (6), o top 10 do serviço de música digital tinha cinco faixas vindas do reality show, com a interpretação do cantor Sam Alves para "Pais e Filhos", da Legião Urbana, liderando o ranking de vendas. Os direitos dos materiais são da gravadora Universal.

Vencedora da primeira edição, Ellen Oléria já tinha uma carreira conceitualmente consolidada no passado, ainda que não pertencesse a nenhuma grande gravadora. "Eu percebo que o público brasileiro é sedento por novos artistas para se emocionar". 

Com três álbuns lançados como artista independente, hoje a brasiliense colhe os frutos do quarto disco, o primeiro lançado por uma major, a Universal. O material é parte do prêmio que recebeu, que incluía ainda R$ 500 mil e um contrato "básico, de 5 anos" com a gravadora.

Com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...