sexta-feira, 25 de julho de 2025

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES MARCA MOMENTO HISTÓRICO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

  

 


A 5ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres marca um momento histórico para Vitória da Conquista, sendo a primeira organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. 



Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o objetivo do evento, organizado pela pasta e pelo Conselho Municipal da Mulher, é ampliar o debate sobre os direitos da mulher e fomentar a criação de políticas públicas mais eficazes.



Com a quadra da Praça CEU repleta de mulheres, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, relembrou a história de sua avó materna e de sua mãe Irma Lemos, ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista, argumentando que é preciso proporcionar autonomia financeira às mulheres e que essa tem sido a tônica do seu governo. A gestora também lembrou das mulheres que perderam suas vidas apenas por ser mulher. Uma cadeira vermelha, representando as mulheres vítimas de feminicídio, passou todo o evento vazia.


Sheila ainda enfatizou a importância da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, destacando que a escuta das mulheres é imperativa na formulação de políticas públicas. “Após 184 anos de história política, a criação da secretaria visa, efetivamente, dar voz às mulheres do município. Elas representam a maioria da população e desempenham papel fundamental na sociedade, sendo responsáveis pelo cuidado com os filhos, pela busca por serviços de saúde e pelo acesso aos mercados. Elas são, portanto, as principais usuárias dos serviços públicos”, declarou.




Segundo a prefeita, o objetivo da conferência é justamente ouvir todas as mulheres para formular políticas públicas municipais verdadeiramente eficazes. “Espera-se que um documento abrangente, refletindo as necessidades das mulheres de Vitória da Conquista, seja o resultado final”, desejou Sheila.


A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, celebrou o momento de “grande alegria, de construção coletiva”, ressaltando que esta é a primeira conferência realizada com a política pública instituída e com uma gestora mulher liderando o município. “Vitória da Conquista vivencia um momento histórico, onde é possível apresentar os avanços alcançados e construir as políticas ainda necessárias para as mulheres, focando na autonomia e proteção”, afirmou.


Para a representante do Conselho Municipal da Mulher, Keu Sousa, o evento é uma “grande conquista”, pois celebra a retomada do debate das conferências e a transformação de uma coordenação em uma secretaria. “Essa mudança foi um ganho político e social significativo, e acreditamos que o trabalho deve ser coletivo, com a sociedade civil unida ao governo, a fim de planejar uma gestão que coloque as mulheres no cerne das políticas públicas, no direito à vida e ao bem-estar”, comentou a conselheira.


Representando a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Cândida Silva expressou satisfação em participar da conferência em Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, e reafirmou o apoio do Estado à iniciativa, destacando a disponibilidade para alinhamento e parceria, visando o bem-estar de todas as mulheres. “Cheguei aqui com grande expectativa, motivada pela relevância e dimensão de Vitória da Conquista. Encontrei um ambiente acolhedor e inclusivo, com ampla participação feminina. Precisamos desenvolver propostas de políticas públicas que abranjam a diversidade das mulheres. E é notável a riqueza e diversidade deste evento”, ponderou Cândida.


*Para além da dor*


A palestrante Poliana Policarpo, em sua palestra magna, abordou a questão feminina, suas nuances, desafios e as experiências que moldam a trajetória de uma mulher. Ela apresentou relatos inspiradores de mulheres que transformaram suas dores e sofrimentos em resiliência, força, esperança e superação. “Desejo, com esta exposição, transmitir a cada mulher, a cada ouvinte, a cada ser humano, a importância da força interior, da capacidade de se reerguer e de seguir em frente, mantendo a vida em movimento”, afirmou Poliana. Em tempos de incertezas, a demonstração da capacidade de superação de mulheres reais é fundamental para a continuidade da vida e para a esperança, transmitindo uma mensagem de força, fé, esperança e resiliência.


A massoterapeuta Lúcia dos Santos, que estava no local para aulas de violino, demonstrou grande interesse no evento ao observar a movimentação e se sentiu motivada a acompanhar a discussão sobre questões femininas. “Nós, mulheres, devemos constantemente discutir nossos valores, sempre com respeito. Isso é de grande importância para nós, abordando nossos direitos e como podemos exercê-los”, opinou. Ela destacou a importância de buscar conhecimento e novas oportunidades.


Durante a abertura, a professora de dança Karoline Melo fez uma apresentação de dança do ventre. “Fiquei muito honrada. Foi uma responsabilidade tremenda, mas eu abracei porque tudo o que faço é por amor”.


*Etapas seguintes*


Nesta tarde, após a sistematização e aprovação das propostas por Eixo, houve a plenária final e a eleição de delegadas para a Conferência Territorial. As delegadas levarão as propostas elaboradas hoje à conferência territorial. Em agosto haverá a conferência estadual e depois a nacional, a fim de promover a escuta das mulheres para a criação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATLANTA VEÍCULOS APRESENTA FORD TERRITORY COM COQUETEL E MÚSICA

  A Atlanta Veículos promoveu o lançamento oficial do novo Ford Territory em Vitória da Conquista. O evento, voltado para convidados e parce...