Turistas receberam bituqueiras durante o final de semana da festa (Divulgação)
POR ASSESSORIA
Pelo segundo ano consecutivo Morro de São Paulo recebeu a San Island Weekend, evento que reúne cerca de 4 mil pessoas durante o final de semana. Buscando conscientizar os turistas e minimizar os impactos ambientais causados pelo evento, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Município de Cairu elaborou um projeto de sustentabilidade, o “Bituca Zero”.
“O objetivo é evitar ameaçar às praias da ilha e para isso é preciso combater. Infelizmente as pessoas ainda tem a cultura de jogar lixo nas praias e após um evento como este é normal encontrar bitucas jogadas na areia, por isto a ação foi pensada. Praia não é cinzeiro. Além das lixeiras espalhadas em todas as praias, instalamos 25 Porta Bituca de Cigarro na extensão de praia compreendida entre a Primeira e a Terceira Praia de Morro de São Paulo”, explica a Fabiana Pacheco Secretária de Desenvolvimento Sustentável de Cairu.
Durante o evento a Campanha de Educação Ambiental foi reforçada com um stand no deck localizado na Primeira e Segunda Praia com a presença de monitores uniformizados, realizando promoções e apresentando o projeto aos turistas, visitantes e comunidade. Também foram distribuídas 300 bituqueiras de bolso para os visitantes. A ação reafirma a sustentabilidade para os habitantes locais e turistas.
Segundo os dados gravimétricos apurados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, foram recolhidos nas bituqueiras instaladas, entre os dias 18 e 21 de maio, uma média de 500 bitucas. A ideia é deixar o legado de preservação aos turistas de diferentes regiões do país e do mundo, a importância de curtir as ilhas e aproveitar suas belezas naturais com consciência. A ação vai permanecer durante todo o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário