segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

GILDETE VIANA E O HOTEL ALBATROZ




Foto: O CRUZEIRO - 13 de outubro de 1956 - Da esquerda para direita: Filhos do primeiro casal: Tânia, nos braços de Gildete Viana, Joselita esposa, Dione, Eduardo, Kátia, Gabriel, Otoniel, Pascoal, Liane, Susan, Claudio, Armando, Ricardo, Magda.

POR ANDRÉ CAIRO*

Em 1951, na Rua Maximiliano Fernandes em Vitória da Conquista, Gildete Viana, homem disciplinado, inteligente e honesto, inaugurou o Hotel Albatroz, funcionando por 44 anos, sempre lotado, perfeito atendimento em todos os setores, mantendo um ambiente higienizado, aprazível, com delicioso cardápio nos três turnos do Restaurante, com apartamentos, quartos, pisos atapetados etc.



O Cartão de Visita do Albatroz, “Quem Me Vê Jamais Esquece”, foi um marco histórico, além de ter hospedado Juscelino Kubitschek em campanha Presidencial, Marechal Henrique Teixeira Lote, entre outras Autoridades da capital e do interior, tendo o Hotel Albatroz como de primeira classe, além do Sanfoneiro e Cantor Luiz Gonzaga que fez um versinho, “Preste bem atenção, escute e a minha voz, quando for a Conquistas, hospede no Hotel Albatroz”, artistas como Ângela Maria, Orlando Silva, Waldic Soriano, Dolores Duran, Caubi Peixote o e Trio Iraktã, hospedaram no Albatroz de Viana.

Na TV em preto e branco, clientes acompanhavam as Novelas, O direito de Nascer e Jerônimo o Herói do Sertão, tendo Katia Viana, filha de Gildete, escutado o anúncio da morte de Getúlio Vargas na Rádio Clube, além da veiculação de uma matéria sobre o Hotel Albatroz, com foto da Família Viana, na Revista O Cruzeiro.

Gildete, homem de punho firme, que só teve o 2º Ano Primário, filho exemplar e excelente pai, teve 14 filhos com a 1ª esposa Joselita Mônaco Viana, após o falecimento da mesma, casou-se com Antônia Nanine, ao todo 8 homens e 8 mulheres, deixando um legado! Além do Albatroz, Gildete Viana abriu o Palace Hotel na Rua Chile em Salvador com sucesso, vindo a falecer em 24/10/1999, com 82 anos.


*André Cairo é presidente do Movimento Contra Morte Prematura (MCMP)

Um comentário:

CARNE MAIS SALGADA