segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

OS PROGRAMAS QUE MAIS AMEAÇARAM A LIDERANÇA DA GLOBO EM 2014



DA REDAÇÃO


A Globo manteve na liderança na audiência durante todo o ano de 2014, mas alguns produtos televisivos dos seus concorrentes, como Record e SBT, chegaram a ameaçar seus índices no Ibope. Absoluta no horário nobre, a emissora carioca levou sustos no horário da manhã, à tarde e aos domingos.


O site RD1 elaborou uma lista com as atrações que por muito tempo ficaram à frente do "plim plim" ao longo do ano e que serão – ou já estão sendo – combatidas com vigor pela mesma. 

DOMINGO SHOW (RECORD)

A atração apresentada por Geraldo Luís estreou em março e vem perdendo fôlego nos últimos meses. Mas teve que se contar mesmo com mais de 1000 minutos à frente da Globo durante o ano. Embora muito questionado devido ao seu enfoque sensacionalista, o “Domingo Show” se tornou o principal adversário do “Esquenta!”, que passou a investir em edições ao vivo.

Além disso, o programa costuma garantir altos picos de audiência em seus minutos finais, concedendo ao “Hora do Faro”, seu sucessor, uma boa ‘entrega’.

ESMERALDA (SBT)

Os altos índices de audiência do repeteco do folhetim de 2004 - tambem já reprisou em 2010 - animaram os diretores da emissora de Sílvio Santos. Além de vencer a Record com ampla vantagem, “Esmeralda” já garantiu algumas vitórias sobre a Globo e alcançou a liderança na média, grande feito para uma atração vespertina da Casa.

Quase diariamente, a novela derrota a “Sessão da Tarde” por pelo menos alguns minutos e, graças aos excelentes resultados, gerou um efeito cascata que beneficiou toda a grade do SBT.

FALA BRASIL (RECORD)

As belas que apresentam o informativo matinal da Record tem deixado Ana Maria Braga comendo poeira. Já consolidado, o “Fala Brasil” foi o programa da emissora paulista que mais alcançou a liderança ao longo deste ano e costuma figurar entre as atrações mais assistidas de toda a Casa, mesmo indo ao ar num horário com poucos televisores ligados.

O noticiário tem edição especial nos sábados e, mesmo com reportagens exibidas por mais de uma vez, tambem surpreendeu a líder de audiência em algumas ocasiões.

NOTÍCIAS DA MANHÃ (SBT)

O canal de Silvio Santos costuma dar tratamento menor ao setor de jornalismo, mas ganhou um tratamento diferenciado em 2014 e rendeu bons frutos para a emissora.

O “Notícias da Manhã” comandado por César Filho (que foi depois para a Record) conquistou os telespectadores paulistanos e passou a ocupar a liderança de audiência nas primeiras horas da manhã. Com isso, a Globo decidiu cancelar a edição diária do "Globo Rural" criou o “Hora Um” com a intenção de barrar o inusitado concorrente. Com a ida de César à emissora da Barra Funda, o noticiário passou a ser comandado por Neila Medeiros.



CIDADE ALERTA (RECORD)

O policialesco comandado por Marcelo Rezende chegou a ficar à frente da Globo por alguns minutos em diversas ocasiões e, além disso, obteve números impensáveis para os padrões de outrora.

Os folhetins das 18h e 19h da Globo chegaram a ficar a apenas 2 ou 3 pontos à frente de Marcelo, que costuma alcançar altos picos de audiência mesmo com investimento infinitamente inferior ao da rival.

Tramas como “Meu Pedacinho de Chão” e “Geração Brasil” viram o “Cidade Alerta” ameaçar e, embora tenham mantido a liderança, trouxeram dores de cabeça para a Globo.

PROGRAMA SILVIO SANTOS (SBT)

Aos 84 anos de idade, Silvio Santos permanece em plena atividade e continua alfinetando a Globo, consolidando pequenas – mas valiosas – vitórias contra sua eterna rival.

Entre 2013 e 2014, a Globo testou várias atrações, como musicais, reality-shows, humorísticos, seriados americanos e filmes para os seus fins de noite de domingo, mas todas ficaram atrás de Silvio, cuja audiência dispara durante a exibição do “Jogo dos Pontinhos” e das tradicionais “Câmeras Escondidas”.

Embora, na média, já não consiga derrotar a líder, Silvio constantemente vence o confronto por cerca de uma hora, assim que o “Fantástico” se encerra. Em 2015, o Patrão deverá ter novos adversários.


E mais... O que o site RD1 não mencionou foi o "THE NOITE" (SBT). Danilo Gentilli saiu da Band e aumentou os índices do SBT no final de noite, deixando o global Jô Soares à pilha. 

E em 2015? Será que no seu aniversário de 50 anos, a Globo, que se autoentitula de rainha, vai continuar apanhando para ficar com a sua coroa? Só os próximos 365 dias vão dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MEIO DIA 13052024