sábado, 17 de junho de 2017

MUCUGÊ SE PREPARA PARA RECEBER A FLIGÊ 2017



PRESS RELEASE

Na manhã deste sábado, 17 de junho, o Coletivo Lavra, realizador da 2ª edição da Feira Literária de Mucugê esteve reunido com representantes da rede hoteleira e de pousadas de Mucugê, na Chapada Diamantina, bem como, donos de restaurantes e autoridades políticas, como a secretária de Educação, Márcia Dutra, e o secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, para o lançamento da Fligê 2017.


A reunião aconteceu no plenário Antonio Milton Ramos Oliveira, na Câmara de Vereadores da cidade, e foi uma extensão do lançamento ocorrido em Vitória da Conquista, onde os idealizadores destacaram a importância em realizar um evento como instrumento de difusão e valorização da obra literária, principalmente de autores locais.

Curadora da Fligê, Ester Figueiredo Souza, enalteceu as belezas naturais, o potencial turístico e a riqueza cultural da cidade de Mucugê, que desde o ano passado abraçou o projeto da Feira com tanto empenho e carinho, resultando no sucesso tão mencionado por nativos e turistas que visitaram a região, além dos autores, expositores e artistas que participaram.

“Não tenho dúvidas que esta edição da Fligê será excelente, assim como o ano passado. Não só nós empresários estamos confiantes, mas também os gestores e alunos das escolas da região que já estão se organizando para participar, além de excursões de outros estados, que vem conhecer Mucugê no período da feira”, afirma a proprietária do Hotel Alpina, Ângela Pina.

O deputado federal Waldenor Pereira também participou do lançamento e lembrou que não é fácil fazer eventos do porte da Fligê sem apoio e parcerias do setor público ou privado. O parlamentar destinou R$120 mil de emenda parlamentar e é um dos principais apoiadores financeiro da Feira Literária de Mucugê.

Integrando o circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil, a Fligê acontecerá de 10 e 13 de agosto e vai contar com conferências, lançamentos, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas, facilitadas por autores convidados dos mais variados horizontes literários e autores da nova geração que se dedicam à criação literária em diferentes linguagens e, ainda, a Fligezinha e a Fligecine.

O evento vai ocupar diversos espaços da cidade, com acesso gratuito para toda comunidade interessada e nesta edição homenageará o autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha (1866-1909), rememorando assim, os 120 anos da Guerra de Canudos, com o tema “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”.

A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, com apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult), Secretaria da Fazenda (Sefaz). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário