quarta-feira, 7 de junho de 2017

EUCLIDES DA CUNHA SERÁ O AUTOR HOMENAGEADO DA FLIGÊ 2017



POR FLIGÊ ASSESSORIA

Entre os dez livros indicados pelo sociólogo Antonio Candido para se compreender o Brasil está a obra “Os Sertões”, escrita por Euclides da Cunha (1866-1909), autor homenageado da Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina/Bahia.


A escolha do nome também rememora os 120 anos da Guerra de Canudos, uma vez que Euclides da Cunha presenciou uma parte do combate como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e o descreveu com riqueza de detalhes na mencionada obra-prima da literatura brasileira, publicada em 1902.

Com o tema central “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”, a Feira Literária de Mucugê une o autor e a obra num contexto local, onde as belezas e mazelas do Nordeste brasileiro necessitam ser vistas pelo mundo. “As rotas dos sertões passam por Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, pelo Nordeste e na construção dessas trilhas é possível se ver o Brasil, transver e conhecê-lo com outros olhares”, explica Ester Figueiredo, curadora da Fligê.
  
Homenageado - Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1886-1909) nasceu no Rio de Janeiro. Fez sua carreira como escritor, jornalista, professor e poeta. Seu livro de maior destaque, “Os Sertões”, tornou-se conhecido por seu caráter científico e cultural, privilegiando a veiculação de informações das mais diversas áreas do conhecimento, e ganhou destaque e notoriedade ao longo do século XX no Brasil.

As cartas de Euclides da Cunha para seus amigos revelam um homem esperançoso, preocupado com as questões da cidade, idealista e voltado para uma ocupação laboral mais regular do que a do artista. Com a publicação do romance “Os Sertões”, Euclides da Cunha esperava um “lucro de ordem moral: a opinião nacional inteira que, pelos seus melhores filhos, está inteiramente ao meu lado”. Apesar de ter obtido baixos lucros com sua produção romanesca, Euclides da Cunha atingiu a admiração literária dos seus pares e figura, hoje, entre um dos grandes nomes da Literatura Brasileira.
                                                                           

Fligê 2017 - A 2ª edição da Feira Literária de Mucugê acontece de 10 a 13 de agosto, com uma programação totalmente gratuita que abrange conferência, mesa de conversa, encontros literários, concertos líteros musicais, lançamentos de livros, leituras guiadas, contação de estórias, oficinas, estandes/editoras, intervenções artísticas, filmes, shows e atividades afins, com a participação de conceituados autores e autoras do circuito nacional, bem como a nova geração que se dedica a encontrar seu espaço para apresentação de sua obra.

O evento é uma realização do Coletivo Lavra e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult), Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário