quarta-feira, 29 de março de 2017

ENCONTRO FILOSOFICO MÃO DE PROSA SERA NA CASA DOS CARNEIROS



No dia 22 de abril, a Casa dos Carneiros vai sediar um dos maiores encontros filosóficos dos últimos tempos, numa mesa que reunirá nomes de tradição na área da Filosofia e da Estética no Brasil, como Dante Galeffi. Este, convidado como participação especial no encontro, nada mais é que filho de uma das maiores autoridades em Estética no meio acadêmico, Romano Galeffi é considerado um dos maiores filósofos da Arte no mundo acadêmico brasileiro e creditado como um filósofo de reputação internacional pela qualidade e versatilidade de seus estudos. Filósofo e crítico de arte italiano radicado no Brasil, Romano Galeffi, pai de Dante Galeffi, foi o fundador da cadeira de estética na Universidade Federal da Bahia, o primeiro a implantar este campo de conhecimento nas universidades brasileiras. Como não bastasse, outra feliz coincidência, Romano Galeffi, pai de Dante, foi professor de Estética de Elomar no Curso de Arquitetura e Urbanismo, da UFBA, na década de 60.



Comemorando 80 anos de idade, Elomar tem a grata surpresa de estar na mesma mesa de debates juntamente com a "Corrente Filosófica Galeffi". Podemos dizer que a mesa vai reunir, simbolicamente,  três correntes filosóficas, três gerações de pensadores, discutindo o lugar da beleza na contemporaneidade.

Este encontro tem uma importância ímpar pois dá início às comemorações pelos 10 anos da Associação Casa dos Carneiros e pelos 80 anos do compositor Elomar Figueira Mello (21 de dezembro). Nada como uma “Mão-de-Prosa” sobre a importância da Beleza, a partir do pensamento de Roger Scruton, filósofo e escritor inglês, para abrir esse calendário festivo, com Elomar e seus cúmplices. O encontro está aberto para os admiradores da obra elomariana  para estudantes e professores dos cursos de Ciências Sociais, Direito, História, Filosofia,[/] Arquitetura, Letras e outras áreas do conhecimento.

A noite se encerra com grande concerto acústico no Lírica Mineira, com os músicos Alisson Menezes (Vitória da Conquista) e João Arruda (SP), com participação de Elomar e João Omar.

João Omar 
 João Arruda

Alisson Menezes

SERVIÇO:

Banquete Filosófico - “Mão de Prosa: por que a Beleza Importa”



DEBATEDORES

Para a Mão de Prosa, foram convidados os debatedores Dante Augusto Galeffi, Professor Titular da UFBA;  Professor Victor Meireles, Professor Titular da IFRN; Maestro João Omar de Carvalho Mello, Diretor da Casa dos Carneiros e o compositor e escritor Elomar Figueira Mello.


Também estão confirmadas as presenças do artista plástico Juraci Dórea, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Museóloga Selma Oliveira, Professora de História da arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (UFS).A Professora Dra. Darcílio Simões (UFRJ), pesquisadora na área da Semiótica e autora da tese "A Língua Sertaneza de Elomar.



Data: 22 DE ABRIL DE 2017

Local: Fazenda Casa dos Carneiros

Informações: 77 3421- 4881

atendimentorossane@gmail.com

facebook: rossane.comunicacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário